4.9.05

Pobreza? Riqueza? Cor?

Eu queria escrever alguma coisa alegre já que faz tento tempo que eu não apareço e porque é assim que eu tenho me sentido ultimamente. Mas acabei de ver no Fantástico uma matéria com crianças falando sobre pobreza e riqueza. Uma menina negra que mora em um quilombo disse que as pessoas são ricas porque são brancas e são pobres porque são negras. Bem assim, para ela, o motivo de uma pessoa ter ou não dinheiro é a cor da pele, porque Deus quis assim. Faz sentido, ela olha ao redore vê essa as coisas assim, a maioria pobre e negra e uma minoria rica (ou de classe média, distinção que não foi feita no programa) e branca. Em seguida, um menino branco disse que não era rico nem pobre, porque tem vergonha de dizer que é rico, parece ofensa. Ele tinha ido 7 ou 8 vezes à Disney.
Fiquei muito triste. A diferença é enorme, mas a gente não se dá conta que não é culpa dos ricos de hoje, é uma questão histórica, que evoluiu pra uma mentalidade que aceita e concorda. O menino tinha vergonha de dizer que era rico porque, no fundo, ele sente culpa por ter um dinheiro que a maioria não tem. Bom, resumindo o desabafo, é tudo muito triste. A menina rica é infeliz porque Deus não quer que ela tenha dinheiro e o menino se sente culpado por isso. Só temos que descobrir como mudar isso.

3 Comments:

Blogger algo alem de mim said...

pô...que coisa aquela reportagem...e a pior parte que o rico era loirinho nde olho azul e os outrs mulatinhos! Parece quew os estereótipos foram corroborados...que triste mesmo uma criança ter vergonha de ser rico...mas pior são as outras que nemtem o q comer...

6/9/05 18:45  
Anonymous Anônimo said...

Então... Aquela reportagem do fantástico me deu uma sensação muito esquisita.
Sei o motivo, mas a sensação, eu não consigo definir o que é. É um misto de tantas coisas...
Estranho.

7/9/05 15:06  
Anonymous Anônimo said...

Como eu já te disse a parte q mais me comoveu foi o guri com a prancha. Muita sabedoria pra alguém tão pequeno.

11/9/05 12:29  

Postar um comentário

<< Home