8.10.05

"No que respeita à tragédia de Nova Orleans, os norte-americanos estão atônitos e indignados com a ineficácia da resposta do governo. Como foi possível que milhares de pessoas tenham esperado de três a sete dias para serem retiradas ou receberem água potável e alimentos, razão por que muitos terão morrido desnecessariamente?As comparações com tragédias no estrangeiro são inevitáveis. Quando o tsunami assolou a Ásia, o socorro chegou em 24 horas. Quando, no ano passado, Cuba foi varrida por um violento furacão, o governo retirou mais de um milhão de pessoas sem uma única perda de vidas. (...)
O mesmo jornal, na sua edição de 9 de setembro, noticia que começou já a corrida ao ouro dos contratos milionários para a reconstrução de Nova Orleans, e, para surpresa dos ingênuos, as empresas já contratadas pelo governo são as mesmas que foram contratadas para reconstruir ... o Iraque. (...)
O relatório da ONU sobre a desigualdade no mundo, que acaba de sair, denuncia com inusitada veemência fatos que os políticos e governos conservadores de todo o mundo preferem não saber: no país mais rico do mundo, não há um sistema nacional de saúde, e 40 milhões de cidadãos não têm qualquer seguro de saúde; a mortalidade infantil tem aumentado desde 2000 e é hoje igual à da Malásia; os negros de Washington DC têm uma mortalidade infantil mais alta que os habitantes do Estado indiano de Kerala.A tragédia de Nova Orleans revela que, nesse modelo de sociedade, o Estado está cada vez menos disponível para garantir o bem-estar e a segurança dos cidadãos. Quando os atingidos são sobretudo os pobres e negros, como aconteceu nesse caso, essa indisponibilidade transforma-se em repugnante indiferença. Perante esses fatos, a facilidade com que as nossas elites políticas se deixam seduzir por esse modelo de sociedade e de Estado não pode ser atribuível à ignorância. É produto de má-fé e de corrupção moral e política. "
Boaventura de Sousa Santos, sociólogo
Tá, me empolguei nas citações, depois d tanto tempo sem postar nada, mas tenho recebido uns e-mails mto bons...

4 Comments:

Blogger algo alem de mim said...

American Way of Life! Parece fantástico como uma boa propaganda pode esconder até a ruina interna de um país perante o mundo (tudo bem que maquiar um furacão é complicado). Pelo menos fala-se disso no Brasil, não se resolve, mas fala-se...

8/10/05 15:21  
Blogger ::Pensamentos Efêmeros:: said...

Uns condenados a obedecer, outros destinados a mandar...
Um cara do FMI explicando a pobreza do mundo...

Ricos mandam nos pobres, os países pobres são pobres porque são pobres, tá escrito nos astros... blablabla

Tu fica surpresa que isso ocorra lá dentro também?
Eu não.

9/10/05 19:02  
Blogger Natália Leal said...

A gente pensa que tem diferença, mas no fundo é tudo igual...
Canalhas egocentricos que só pensam no seu proprio dinheiro e na sua reputaçao.

Parece familiar?
É dificil...

Beijos, Cris.

11/10/05 00:45  
Anonymous Anônimo said...

HEy! É a queda do modelo neo-liberal de sociedade e resultado puro do desencantamento do mundo com a famigerada pós modernidade... Ok, acho q eu me emocionei demais com as paletras. Mas é como colocou a Aline, eh um império de aparências, e talvez não haja nada mais frágil que isso.

22/10/05 20:09  

Postar um comentário

<< Home